top of page
Para início de conversa: Por que temos que estudar  Língua Portuguesa se já somos falantes de língua Portuguesa  ?    

Por que estudamos Língua Portuguesa se já somos falantes de Língua Portuguesa?  Você já deve ter feito essa pergunta em algum momento de sua vida. Mas, você já parou para pensar numa outra questão: Falamos Português, mas será que conhecemos  nosso idioma o suficiente para nos comunicar bem?

É fato que todo falante de uma determinada língua, a apreende naturalmente. Entretanto, o conhecimento que adquire  sobre ela é bastante básico, suficiente apenas para que consiga se comunicar em um nível  muito elementar. É fato também que a língua se apresenta socialmente de muitas formas: na fala, na escrita e  nas suas diversas variações. Portanto, é necessário ter em mente que precisamos ter domínio da língua que falamos  nas suas várias formas de uso na sociedade. Sem um conhecimento, pelo menos, razoável dela, não seremos capazes exercer com plenitude a condição de sujeitos do nosso dizer, de participantes ativos da produção dos sentidos que os discursos potencializam em suas múltiplas formas.

Não podemos esquecer também de  que o acesso a todas as outras áreas do conhecimento vai depender do bom entendimento da língua. Somente quem tem uma boa bagagem de compreensão sobre a língua que fala, está apto a apreender aquilo que lê e que ouve.  Dessa forma, estudar a língua materna é fundamental para que nos tornemos leitores da nossa sociedade,  do nosso mundo, do nosso tempo, ou seja, sujeitos capazes de nos comunicar em qualquer contexto comunicativo.

Para pensar um pouquinho mais
Ler devia ser proibido
Vida Maria
Fala, turma!

Após a leitura do texto e dos vídeos, escreva nos comentários a sua opinião sobre a importância  ser um usuário eficiente da língua materna.

  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
bottom of page