Situacionalidade: a relação do texto com o contexto
Em nossas aulas, vimos que a situacionalidade diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Situar o texto é adequá-lo à situação sociocomunicativa.
Pensando nesse fator de textualidade, dialogamos com alguns textos e fizemos as seguintes atividades de leitura:
​
1) Analisamos o cartaz publicitário antes e depois de sabermos o contexto histórico que serviu de base para sua produção. Nos surpreendemos com a importância do contexto para que atingÃssemos uma compreensão mais completa do cartaz. Quer tentar?

Agora leia a historicidade por trás do cartaz em: https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/estudo-de-cranios-serviu-como-base-falha-ciencia-do-racismo-12370323
2) A charge é uma representação pictórica de caráter crÃtico, cujo humor destina-se a satirizar acontecimentos de natureza sociopolÃtica, em geral.O conhecimento destes acontecimentos faz-se necessário para a compreensão do caráter crÃtico das charges. Uma boa estratégia para uma leitura eficaz da charge, quando não sabemos o contexto da sua produção, é pesquisar sobre os acontecimentos que levaram o autor a produzi-la.
​
E foi isso que nós fizemos. Afinal, temos o Google na palma de nossas mãos. E para algumas charges, pesquisar foi preciso!
​
​









3) Nessa atividade em grupo de leitura, ouvimos / lemos a música "Gentileza", de Marisa Monte. A missão de cada grupo foi a de interpretar a letra da música ( sem pesquisa prévia do contexto). Após a leitura da interpretação de cada grupo, assistimos ao vÃdeo em que a cantora conta a história da música.
Após as três atividades de compreensão do texto com foco no princÃpio da situacionalidade, dialogamos sobre sua importância para a construção de sentido do texto.
Vamos produzir textos?
Novembro é o mês da consciência negra,pois no dia 20 deste mês, morreu morreu Zumbi dos Palmares, representante da luta do negro contra a escravidão no perÃodo colonial. Em 1888, cento e noventa e três anos após sua morte, foi decretado o fim da escravidão. Mas, a nossa pátria mãe gentil até hoje não conseguiu saldar a dÃvida histórica com os descendentes africanos feitos cativos ao longo de mais de três séculos.

A partir dos textos base e levando em consideração o contexto social atual, escreva uma crônica que narre a situação do negro no Brasil.
As crônicas da turma farão parte do livro " Histórias afrografadas"