Princípio da situacionalidade : a relação do texto com o contexto
- portugues10blog
- 6 de set. de 2017
- 1 min de leitura
O princípio de situacionalidade diz respeito ao contexto interpretativo, ou seja, o texto precisa se adequar à situação de uso a qual esteja atrelado, de tal modo a permitir àqueles que tenham contato com sua leitura a possibilidade de significá-lo de alguma forma. De acordo com Marcuschi (2008, p. 129), “a situacionalidade é uma forma particular de o texto se adequar tanto a seus contextos quanto a seus usuários”. Assim, é um critério relacionado à dinâmica entre o texto e o contexto para a construção da significação, bem como ao público que se espera que tenha acesso à leitura do texto.
A situacionalidade permite não apenas a interpretação do texto, mas também orienta a sua produção. Desse modo, ao se analisar o critério da situacionalidade, não se pode deixar de lado outros dois critérios, intencionalidade e aceitabilidade ( veja o post anterior) , pois as expectativas que os participantes têm sobre o ato comunicativo e sobre a própria configuração do contexto comunicativo também exercem influência na atribuição de significado a um texto.
REFERÊNCIA:
SOUSA, Franciane Costa de. A situacionalidade, enquanto princípio de textualidade, na tradução de “o corvo”, de Edgar Allan Poe, feita em forma de cordel por José Lira. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 45- 55, jan./jun. 2017.

Comments